Entrevista ao Cantor Gospel Nascy da Silva

Especial Irmão Nlongi 
       
Acompanhe a entrevista do nosso irmão
Nascy da Silva feita pela C.I.C- JIEA
      Tudo para honra e glória do nosso Senhor




C.I.C-JIEA: Fale-nos do seu Bilhete de identidade:

Nome completo/ Data de Nascimento/ Data de Baptismo e Estado Civil.

Ir. Nascy da Silva: Nascimento Mendes da Silva, solteiro, nascido aos 25/12/1972 na cidade de Cabinda e Baptizado no dia 31/10/1993.

C.I.C-JIEA: Como surgiu o desejo de louvar ao Senhor?

Ir. Nascy da Silva: Surgiu muito cedo que não lembro a data, mas tenho em mente, que com 5 anos já cantava nos coros infantis na Missão Evangélica de Angola em Cabinda, mas segundo os meus pais, com 2 anos de idade já interpretava louvores e musicas complexas da escala musical.

C.I.C-JIEA: Os louvores que o Ir. Nascy canta são compostas por si, e quando é que compôs a sua primeira música?

Ir. Nascy da Silva: Sim, pela graça de Deus são de minha autoria, a composição é feita por mim, mas uma vez a outra, canto louvores que não são compostos por mim. E falando da primeira composição musical que fiz é muito complicado, porque na altura não tinha o hábito de agendar as datas em que escrevia as músicas e isso dificulta o registo da minha primeira composição em termos de data, mas as minhas primeiras composições foram feitas a nível do canto coral e são muitas.

C.I.C-JIEA: Em terra onde a música gospel encontra-se ainda em desenvolvimento, o que o motivou a ser um levita?

Ir. Nascy da Silva: Foi o Espírito Santo que dirigiu-me e motivou-me para tal, e a música gospel evoluiu bastante, não só a nível da IEA, hoje toca nos táxis quando  anteriormente só tocava nas igrejas, mas pela graça de Deus a música gospel ganhou espaço e tenho a fé que vai crescer mais.

C.I.C-JIEA: A chamada para o Ministério de Louvor mudou algo em sua vida?

Ir. Nascy da Silva: Com certeza, mudou muita coisa e noto isso em mim próprio e posso dizer que Deus tem operado muita coisa e o Ministério de Louvor tem muita importância na vida de um cristão.

C.I.C-JIEA: Para além de evangelizar cantando hinos que contribuem bastante para o fortalecimento e avivamento da igreja de Cristo, que outros trabalhos tem feito para o engrandecimento da obra do Senhor?

Ir. Nascy da Silva: O que faço desde pequeno na igreja que é entoar hinos, louvar a Deus em Espírito e Verdade é ali onde está a minha vocação, já surgiram outros convites, mas o dom que Deus me atribuiu foi este. E sempre que vou em igrejas ou paróquias, que precisam de ajuda na música ou na formação de coros, formo coro, reforço e ajudo no desenvolvimento da música gospel.

C.I.C-JIEA: Como e quando é que fez a sua primeira actuação em palco, o que sentiu e onde foi?

Ir. Nascy da Silva: A minha primeira actuação em palco foi cantando a solo em Cabinda numa tarde musical, nos princípios dos anos noventa, me senti normal porque já estava habituado a enfrentar o público através dos grupos corais, teatrais e de dança em que fazia parte.

C.I.C-JIEA: O Ir. Nascy da Silva possui uma das vozes mais expressivas da música gospel a nível da IEA.  A música Wiza e Yave tem sido um sucesso até aos dias de hoje, como foi feita a composição deste louvor?

Ir. Nascy da Silva: As vezes é difícil explicar como foi feita essa música, porque o louvor é espiritual, que as vezes a alma fala mais alto. Há musicas que a gente sonha, há aquelas que quando decidimos que vou fazer fizemos e há aquelas mesmo não dormindo sentimos uma rica melodia na mente e logo começamos a cantar como loucos. E Wiza e Yave foi feita em 2002 de uma forma espontânea.

C.I.C-JIEA: O que sente quando vê sua música a ser interpretada por outros grandes nomes da música gospel a nível da IEA?

Ir. Nascy da Silva: Fico feliz é muito bom ver isso, mas quem ganha é o Evangelho de Cristo, quando a música é interpretada até nos concursos gospel e por outros cantores gospel já conceituados no país é a Deus que todos glorificamos. Os louvores do Ir. Nascy, não podem ser apenas interpretadas por Nascy da Silva.

C.I.C-JIEA: Que conselhos tem para juventude concernente a música gospel?

Ir. Nascy da Silva: Os jovens dedicam-se muito a música, cerca de 80% ou 90% da juventude da IEA é corista. Gostaria me dirigir ao vestuário das nossas irmãs é triste ver isso, uma boa parte da juventude não tem um comportamento digno de um cristão. Alguns coristas têm mais de uma ou um parceiro (a) e alguns a trocam de parceiras (os) como se fosse roupa, outros fazem consumo de bebidas alcoólicas, alguns estão metidos em burlas, engravidam as irmãs e não assumem, poderia falar de muito mais. Mas o meu conselho é que devemos andar em Santidade porque Deus é Santo.

C.I.C-JIEA: E para terminarmos a nossa entrevista, será que podemos esperar por novos louvores ainda este ano da parte do irmão Nascy da Silva?

Ir. Nascy da Silva: As músicas até já andam gravadas, a maket está comigo, o problema é que não há divisas para podermos leva-lo a Europa ou América para a conclusão da mesmo. Então só Deus sabe.



Dicas Bíblicas com O Líder Juvenil Cristão Fausto Francisco

Secretario para os Assuntos Sociais, Protocolo e Relações Publicas da Direcção Geral da JIEA 

Fausto Francisco membro da Direção Geral da Juventude e um Forte Líder Cristão na Juventude da IEA na Província de Luanda. 



Missões Deus.

Recordar que mesmo depois do pecado, quando o casal Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden, Deus sacrificou um cordeiro (simbologia de Jesus) para fazer a roupa do casal; faz-nos pensar em acto de amor, Deus sempre quis o bem dos homens. Este acto traduziu- se na morte de Cristo Jesus nosso Senhor na Cruz para nos dar para nos dar a imerecida Salvação (Vida eterna). Esse é Deus executando sua missão até o cumprimento do seu plano de salvação do homem. (S. João 3:16) Para o homem (Chamados para Servir)  Marcos 16: 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.  16 Quem crer e for baptizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Para o homem fazer missões deve ser um acto de amor para com Deus e para com o próximo. Pois ela nos remete a pensar que todas as vezes que falamos ou pregamos à alguém a palavra da vida; estamos afastando este da morte. Podemos dar dinheiro, comida, carro e outros bens, mas este serão somente para a vida terrena; então a missão é dar a palavra da vida, pois Cristo é a vida (João 11:25).  S. João 15:13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Precisamos entender de que é um dever para todo aquele se chama Cristão, pregar a Jesus Cristo morto na cruz e ressuscitado, para aqueles que ainda não O conhecem. Então compreenda que é um  privilégio, devemos fazer com amor, responsabilidade e dedicação pois o que pregas deve ser a sua vivência também. Começa em sua casa e daí aos Confins da terra…  I Coríntios 9:16 Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
A Palavra igreja do grego é Eclésia que significa Chamados para fora (não sejamos Cristãos das quatro paredes) pois há muito trabalho nos esperando fora.
Somos Chamados para Servir…






















José Zau Musico Gospel
José Zau Musico Gospel






Vencedor do primeiro concurso gospel realizado pela Juventude da Igreja Evangélica de Angola, membro efectivo da Paroquia Mateus Zacarias Stober, pertencente a Região Eclesiástica de Luanda, filho de um Evangelista e uma Diaconisa. 
O momento blogar com, escolheu esta estrela da musica gospel, para saber mais da sua vida pessoal, seus objectivos e suas virtudes. 

A entrevista foi feita pelo blogar Com (BC) e o musico José Zau (JZ).

BC: Nome Completo?

JZ: José Txitxi Zau 

BC: Data de Nascimento?

JZ: 3 de Maio de 1991 

BC:Data do Baptismo?

JZ: 19 de Junho de 2005

BC: Estado Civil?
JC: Solteiro Maior 

BC:Personagem Bíblica que o marcou?
JZ: José do Egipto por ter resistido a mulher de Potifar, risos 

BC:Qual é a sua opinião sobre a musica gospel na IEA?
JZ: Tem dado passos significativos, temos grandes músicos e há ainda muito a percorrer, mas estamos no bom caminho. 


BC:Os seus sonhos no ramo musical, estão concluído?
JZ: Meu grande desejo é fazer com que as pessoas possam atraves de minhas musicas, conhecer e estar perto de Deus.

BC: Fonte de Inspiração?
JZ: É um mistério até para mim 

BC: Sua opinião sobre a Segunda Edição do Festival Gospel?
JZ: A Segunda Edição, virá dar mais oportunidades, sendo continuidade de um projecto ambicioso que promove a musica gospel no ceio da JIEA e não só, permitindo descobrir novos valores. 

BC:Chamados para Servir, uma frase com muitos significados, podes comentar?
JZ: O tema Chamados para Servir, vai de encontro com a realidade da nossa juventude e não só, e esse chamado não veem do homem mas sim de Deus, por isso foi muito bem escolhido e merece a nossa máxima atenção como filhos de Deus.  
BC:Mensagem aos Jovens da IEA ?
JZ: Caros jovens, somos chamados para trabalhar na obra de Deus, cada um aceite este desafio e faça do mesmo um meio para a transmissão da mensagem da Cruz, não importa em que área, o que importa é contribuir para o avanço da obra de nosso Pai. 
BC: Opinião do Blog dos Jovens da IEA ?
JZ: Bem o Blog é uma mas valia porque, é necessário nos adaptarmos as novas tendencias tecnológicas, e usarmos as ferramentas actuais para informar e actualizar a comunidade Cristã sobre o que acontece na IEA, e no mundo.

Fotos de José Zau:  









Sem comentários:

Enviar um comentário